O meu presente de Natal: Dezembro de 2012

Profundamente angustiada com a minha situação oftalmológica mas também cheia de esperança viajei de Lisboa para San Francisco nos EUA para fazer um tratamento intensivo de 15 sessões de 2 horas e meia com o Dr. Meir Schneider Ph.D. e a minha ida valeu mesmo a pena pois o tratamento é mesmo eficaz! Eu fui e tive resultados positivos tendo feito progressos em ambos os olhos e sobretudo a nível do olho direito, o olho que vê pior.

Logo ao fim de seis sessões tive o primeiro momento muito, muito especial e marcante: consegui ver os olhos do Dr.Meir e da sua Office Manager Sarah e senti uma alegria imensa e transbordante que me encheu de esperança. Até então, a uma distância de 40cm, os olhos deles assim como os das outras pessoas estavam escondidos atrás de uma névoa escura e naquele dia apercebi-me de que os conseguia ver e fiquei muito emocionada!

Poucos dias antes de ir para San Francisco eu escrevi um pequeno texto sobre o que não conseguia ver e a forma como isso afectava o meu quotidiano: “Não consigo ver-me a distância nenhuma nem a minha cara nem o meu corpo. Não consigo reconhecer as caras das pessoas sem ser a 10 cm de distancia. Não consigo sequer reconhecer os meus filhos se não a dois passos de distância, a não ser que saiba que estão ali. Não posso guiar, nem ir ao cinema, nem ler livros nem escrever a não ser no computador porque o ecrã tem luz por detrás e o tamanho das letras pode ser aumentado. Ler só pequenos textos e de preferência no computador, precisando de dez vezes mais tempo do que o normal porque as letras estão envoltas em sombras sem algumas partes com manchas escuras e é extraordinariamente cansativo. Não posso ir a lugares que não estejam muito bem iluminados porque deixo de ver, distingo apenas sombras o que é horrível, não consigo ver a cara das pessoas, confundo as pessoas mesmo os meus próprios filhos e neta, nem consigo cortar e arranjar o que está no meu prato . (…) Tudo o que me rodeia está cada vez mais envolto em mais nevoeiro castanho cada vez mais espesso e esta percepção causa-me medo e ansiedade que procuro combater com pensamentos optimistas.”

E aqui estão outras enormes diferenças em relação à situação que acima descrevi, as quais foram surgindo durante o tratamento evidenciando o a expansão da amplitude dos meus campos visuais e da minha visão periférica e também a melhoria da visão de longe e de perto, sobretudo do olho direito com a consequente descoberta de que eu conseguia ver com este olho: antes de ir para San Francisco o meu olho direito apenas conseguia ver a uma distância de 3,5 cm, ou seja, com o nariz encostado à superfície do papel, no caso de uma letra com 2,5 cm de altura, ou do espelho no caso do meu próprio olho direito. No final da 8ª sessão já conseguia ver o meu olho a 17 cm de distância assim como uma letra com os mesmos 2,5 cm de altura. Agora já consigo ver ambos a 45 cm de distância embora não com tanta nitidez mas em compensação consigo a essa distância ver a minha cara, o meu corpo e tudo o que está à volta! A névoa muito escura, às vezes mesmo preta que envolvia a maior parte do campo visual do olho direito está muito menor, muito mais clara e muito menos espessa. Também os espaços pouco iluminados estão menos problemáticos movendo-me neles com muito mais facilidade e segurança.

Todos estes progressos, e outros não referidos aqui, pareciam absolutamente impossíveis de obter e no entanto eu consegui obtê-los com a terapia visual que fiz com o Dr Meir Schneider: é fantástico ter conseguido obtê-los e é uma enorme janela de esperança que se abriu. É claro que há ainda um longo caminho a percorrer mas fazer este tratamento intensivo com o Dr Meir Schneider foi absolutamente fundamental assim como as suas palavras de encorajamento e a sua capacidade de me motivar para este trabalho diário com os meus olhos encarado como um presente especial que ofereço todos os dias a mim própria o qual me proporciona uma enorme alegria interior que me invade me deixa imensamente feliz!

Agora estou a conseguir ver o futuro e estou a conseguir acreditar que vou conseguir continuar a ver!! Graças ao Dr. Meir Schneider eu vou poder continuar a ver e isso é maravilhoso!